Pular para o conteúdo principal

A Vida Sexual Duma Caganita de Pássaro em versão ebook

 


Aqui estão os cinco números da Vida Sexual Duma Caganita de Pássaro - o fanzine em fotocópias - que acompanhava a música dos Agricultor Debaixo do Tractor. A profundidade poética e sonora da banda reflectia-se nesta revistinha! Os scans que deram origem aos pdfs são propositadamente rough e parece-me que traduzem bem a estética de um fanzine dos anos 80, fotocopiado na loja da esquina e sem grandes preocupações formais. Na verdade, esta publicação chegou a ser bastante popular em Aveiro e não só, tendo sido vendida por via postal a partir dos anúncios que se iam colocando na secção "Pregões e Declarações" do Jornal Blitz.


Com "Editorial Terror" por Bella Lagusi, entrevista à banda M' AS Foice por Nhuta, "Spock e os Amigos" por Neil Armstrong, "Viajar Em" por Soviético, entrevista à banda INKISIÇÃO, "Estilo" por Caganita, "Preservar" por Harmony, "Adão, Eva e a Cobertura" por José Manuel, "Teste Moda" por Super-Homem e "Hard Back" - uma declaração de guerra aos ciclistas de xanatas.



Com "Start - Aquilo que pretendemos seguir à risca" por Jan Pakota, um texto do Agricultor Debaixo do Tractor Fan Club, "Lista tão ou mais importante que a Bíblia", entrevista à banda ASTRÓLOGO PERNETA, alguma banda desenhada, "Combate" por Ivar Corceiro, um texto sobre a banda THE FALL por Rui Pedro Pêgo, "O Homossexual" por Paulo Corceiro, "História Estúpida" por Soviético e "Mais Um Texto Estúpido" por Barata.



Com "I Do It Urial" pela equipa, "Teoria Geral da Emancipação do Vulgar Capítulo XXIV - das Caganitas de Pássaro" por Paulo Gamelas, "3 Voltas à Volta de um Título" por Paulo Moreira, entrevista a Vítor Espadinha, "Secção Metálica - Olá Piolhosos!", "Classified", "Seducir el Lector - Textos Lindos", um artigo sobre a banda BUTTHOLE SURFERS, "Thriller e Decotes", um texto sobre Philip K. Dick por João Xarez - "O Deus da Fúria", "Frustrações de um Anarca" por Rui Soares, "Depois disto Vamos Ser Esmagados" por David Antunes, "Aprendam a Cozinhar Um Brasileiro" por o Mestre Cozinheiro, "Cidade Yaaba Express" por um anónimo, "À Beira da Dor de Dentes" por Soviético, entrevista ao vocalista da banda VÓMITO - Zé Vilão e mais uma BD.


Número 4 - Dezembro de 1990

Com um cartoon a gozar com o Miguel Soares do DN Jovem (?), "Editorial" por Machupichú, "Secção Metálica" por Paulo Marco (de Marco de Canaveses), "O Café"por L. Fernando B., "O Zé" por Bernard Hinault, entrevista à banda MARX E OS COELHOS DO PÂNTANO, "Conto" por Pedro Miguel, "Anarquia La Marambunta" por Dino Meira, "Ú Atake dos Musquitos Açassinus" por o Gajo do Puxinho, "Conto de Natal Para Selvagens Ralados" por Soviético, "O Lado Cómico de A." por A., "Uma Pedrada no Processo" por Alberto Cirne, uma BD e "NON".


Número 5 - Fevereiro de 1991

Com um editorial do director, "Corazonadas" por Zé Tó Reis, uma BD, Crítica musical, um artigo sobre a banda CÃES VADIOS, um artigo sobre a banda ODE FILÍPICA, um top de cereais para o pequeno almoço!, "Kit Kat" por Soviético, "War" por Mafalda Veiga, uma entrevista à banda CRIANÇA CARBONIZADA, "Beco Sésamo", mais BD, um artigo sobre alguns dos fanzines que nos mandavam (com classificação por estrelas),  uma BD de Paco Camús, "Tédio" por Teresa Figueiredo, "A Uma Razão" pelo Jovem Cão, uma BD chamada "Lobos" por Manuel Alberto Tavares, um texto sem título de Sofia Ferreira e mais umas cenas.

A coerência editorial era enorme, com autores verdadeiros (como o Paco Camús, que já nem deve lembrar de me ter mandado os desenhos), outros eram pseudónimos do Ivar e parvoíces descabidas mas divertidas. Lembrem-se que nesta altura não existia internet.